20 de julho de 2015

[Resenha] Eleanor & Park, Rainbow Rowell

Eleanor e Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Eleanor e Park
Rainbow Rowell
Editora Novo Século
328 Páginas



Um romance triste e alegre ao mesmo tempo. O ano é 1986, a internet não é acessível como atualmente e é nesse cenário com que conhecemos os nossos protagonistas. 



Eleanor não é a tipica garota do ensino médio. Seus cabelos são ruivos e bem encaracolados e está um pouco acima do peso, ela se veste diferente e tenta se manter invisível aos olhos dos outros. É também a garota nova e logo no seu primeiro dia ao entrar no ônibus escolar ela conhece Park.

Park é mestiço, sua mãe é coreana e seu pai veterano de guerra. Ele gosta bastante de ler gibis e de bandas que fazem sucesso na época, The Cure e Smiths. Eleanor é diferente de todas as garotas que ele conhece, para ele ela tem brilho próprio e é fascinante. Um dia de cada vez os dois vão se aproximando e é muito lindo observar como a história se desenvolve.

 “Segurar a mão de Eleanor era como segurar uma borboleta. Ou um coração a bater. Como segurar algo completo, e completamente vivo.”   

Mas nem tudo é fácil para os dois, a vida de Eleanor é uma bagunça, ela sofre bulliyng na escola pro conta de sua aparência e em sua casa não é menos complicado. Sua mãe é divorciada e agora é casada com Richie, ódio define esse cara durante toda a leitura. Eu fiquei indignada com a mãe de Eleanor, se submeter as agressões físicas e mentais desse cara e envolver seus filhos nessa vida.

Eu ja li outros dois livros da Rainbow (Fangirl e Anexos)  e nenhum deles chega aos pés deste. Valeu a pena ler os dois antes de ler esse, superou totalmente as minhas expectativas. Tem tudo na medida certa, humor e tristeza, amor e despedidas. A beleza do primeiro amor pelos olhos de dois adolescentes diferentes porém muito parecidos.



Acompanhe também pelas redes sociais:
SkoobFacebookTwitterInstagram

4 comentários:

  1. Adorei a resenha
    Esse livro é uma fofura!
    Beijo

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, ainda não li o livro mas pretendo ler logo.
    Estou seguindo seu blog, beijos :)
    https://literarioetc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a resenha!!! Morrendo de vontade de ler o livro agora bjss 😉

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha!!! Morrendo de vontade de ler o livro agora bjss 😉

    ResponderExcluir