17 de maio de 2015

[Resenha] O Livro da Loucura e das Curas, Regina O’Melveny

Sinopse: Gabriella Mondini é uma médica com estranhos poderes de cura, poderes que vão além de seus conhecimentos científicos. No fim do século 16, uma mulher médica — e tão sensível quanto ela — é praticamente uma heresia. Assim, se quiser continuar praticando a medicina, deverá ter o aconselhamento de um homem. Seu pai, também médico, seria o conselheiro ideal, mas ele a abandonou há dez anos: saiu em busca de curas inimagináveis por uma Europa cheia de crendices e magias. E, agora, por meio de suas poucas cartas, é possível perceber que sua sanidade mental está desaparecendo.Disposta a reencontrar o pai e, quem sabe, salvá-lo a tempo de continuar praticando a medicina, ela atravessa os Alpes da Suíça e os campos da Alemanha, encontra-se com os maiores médicos da Europa e caminha por cidades e vilarejos estranhos até chegar ao Marrocos. A jovem médica enfrentará caminhos que lhe ensinarão o que é viver no mundo dos clínicos e herboristas daquela época; um mundo onde as praças públicas exalam cheiro de corpos queimados, onde ervas exóticas destroem todos os desejos e onde doenças como a Inveja (“um verme invisível”) saem do corpo dos mortos para destruir os vivos... Até o fim de sua aventura, ela tentará conquistar a sabedoria tão desejada, mas também terá que lidar com o conhecimento dos segredos de sua família, que são, afinal, os seus próprios segredos.

O Livro da Loucura e das Curas
Regina O’Melveny
Editora Novo Conceito
352 Páginas



A sensação de alívio ao terminar esse livro foi tão grande que excedeu a alegria pelo final "feliz" de Gabriellla. Não por ser um livro chato, mas por ser o tipo de leitura que eu não costumo ler e por estar também numa semana maçante na faculdade com provas e tudo mais, me senti realizada por não ter abandonado a leitura e ter cumprido mais um mês no I Dare You


A nossa protagonista é uma mulher, na casa dos 30 anos, viúva e médica que vive em Veneza no século 16, uma época bem complicada para as mulheres e Gabriella só pode exercer sua profissão com o aval e instrução de seu pai que é um médico famoso na região. Só que seu pai saiu em uma missão há dez anos e já a algum tempo Gabriella não tem notícias dele e não sabe se ele esta vivo ou se já morreu durante sua viagem.

Sem o apoio do seu pai ela não pode exercer a Medicina e numa tentativa de continuar com sua profissão ela decide sair em viagem para tentar encontrar seu pai e finalizar o Livro das Curas que ele estava trabalhando com a ajuda dela.

Ela parte com Olmina e Lorenzo, seu empregados na casa e que estiveram sempre com ela durante a sua vida e durante o restante do livro a acompanhamos por lugarem inóspitos, lugarem onde mulheres são proibidas e em todos esses lugares Gabriella acaba descobrindo mais coisas sobre o seu pai que durante o tempo que ela conviveu com ele em casa nunca tinha se dado conta. 



Em uma de suas paradas ela acaba por conhecer Hamish, um médico que também conheceu seu pai e Gabriella sente que o amor voltou a aparecer em sua vida desde a morte de seu marido, mas a busca por respostas e seu pai está em primeiro plano e ela passa o resto da viagem até o Marrocos se esquivando do amor e de sua própria felicidade.

Mas será que um dia essa busca cessará? Seu pai estaria vivo por ai ainda procurando todas as curas para seu livro? E é com isso que Gabriella se motiva para continuar sua busca e a sua viagem, percorrendo lugares exóticos e perigosos, tudo em busca da unica pessoa que a ensinou a ser o que ela é.

Esta resenha faz parte do desafio literário I Dare You

Acompanhe também pelas redes sociais:
SkoobFacebookTwitterInstagram

0 Comments:

Postar um comentário