11 de abril de 2015

[Resenha] Vidas Trocadas, Katie Dale

Sinopse: Quando sua mãe, Trudie, morre vítima da Doença de Huntington – mal que atinge o sistema nervoso –, Rosie sofre não apenas pela perda, mas também pela sombra que paira sobre seu futuro: o alto risco de também ser portadora da doença. Determinada a saber o que está à sua espera, Rosie conta para “Tia Sarah”, a melhor amiga de sua mãe, que pretende fazer o exame que revelará se tem ou não a doença. Apavorada com as outras verdades que o exame pode revelar, Sarah decide abrir o jogo e conta algo que desestrutura ainda mais a vida de Rosie: Trudie não era sua verdadeira mãe. Rosie fora trocada na maternidade logo após seu nascimento, pois o bebê de Trudie tinha pouquíssimas chances de sobreviver. Devastada pela notícia, Rosie decide procurar sua mãe biológica e, junto com o namorado, deixa a Inglaterra para trás e parte para os Estados Unidos, onde acredita que se reunirá à sua família. O que a garota não pode prever é que a revelação deste segredo irá mexer com a vida de pessoas que ela nem mesmo imagina que existem...

Vidas Trocadas
Como encarar o seu futuro quando o seu passado é uma mentira?
Katie Dale
Editora Benvirá
408 Páginas


Rosie acabou de completar 18 anos e a sua vida está prestes a mudar completamente. Ela foi criada por uma mãe que a amava e pela avó, pois seu pai morreu num acidente de carro no dia em que ela nasceu, e durante esses 18 anos ela viveram muito bem, apesar de algumas peculiaridades do comportamento de sua mãe, mas Sarah, uma enfermeira amiga de Trudie esteve sempre presente durante esses anos para ajuda no que fosse necessário. A mãe de Rosie tinha a Doença de Huntington, uma doença genética que causa debilitação e alterações de comportamento. Ao acompanhar os ultimos meses da mãe, Rosie fica apreensiva para descobrir se ela também terá a doença, já que as chances dela ser portadora são de 50%. 

Cada vez mais ansiosa para descobrir o seu futuro ela acaba por descobrir por Sarah que não é filha de Trudie, na noite em que Rosie nasceu o bebê de Trudie nasceu com poucas chances de sobrevivência e coincidentemente uma adolescente também teve o seu bebê no hospital e fugiu, abandonando a criança. Num ato de desespero Sarah troca os bebês, o que ela não poderia esperar é que o bebê de Trudie sobreviveu e foi para os Estados Unidos com o pai. 


Sua vida inteira foi uma mentira, Rosie vai ao Estados Unidos com o namorado e acaba encontrando sua mãe, que é uma famosa atriz. mas ela não quer saber de Rosie, uma filha poderia estragar toda a sua carreira. Decepcionada com a rejeição, seu namorado Andy a leva para um passei do barco e eles acabam encontrando o pai de Rosie, mas eles encontram também uma jovem, Holly, da mesma idade de Rosie e que se parece muito com Trudie. Agora Rosie tem que dizer a verdade para eles e alertar Holly do risco dela ter a doença ou ir embora e deixar aquela família em paz?

Que dramalhão esse livro hein gente! Quando eu li a sinopse imaginei uma coisa bem diferente do que a história realmente é, Rosie e Holly são os dois lados da mesma moeda mas apesar dos problemas as duas conseguem se resolver e acabam por desenvolver um relacionamento de "quase-irmãs" mas para que isso aconteça as duas se dividem no papel de vilã e mocinha. É de se esperar quando toda a sua vida muda completamente de um dia para outro e você descobre que a sua família não é a sua família de verdade e que você pode ter uma doença degenerativa genética que não tem cura. As duas passam por vários perrengues e a lição que fica é que as vezes é melhor não saber do seu futuro e viver a sua vida um dia apos o outro.


Esta resenha faz parte do desafio literário I Dare You
referente ao mês de Abril - YA

Acompanhe também pelas redes sociais:
SkoobFacebookTwitterInstagram

5 comentários:

  1. Amei a resenha, o livro parece ser muito bom, fiquei com muita vontade de ler. É uma história diferente dos livros que já li, vou procurar por ele.
    Beijos

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente que drama... achei que trocas de bebês ocorressem somente em novelas da globo hahaha
    Gostei, quero ler!

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu quero muito ler esse livro! Confesso que a assunto sobre troca de bebês na maternidade tem me chamado atenção, estou assistindo dois seriados que tem esse foco e agora pretendo ler um livro, rs. Beijos.

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Plot digno de novela da globo...rsrs.....Gostei bastante da resenha.
    Bjus,

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sheylla.
    Adorei a resenha, mas não sei se leria o livro, drama demais para mim rsrs
    Bjos,
    Helena

    http://doslivrosumpouco.wordpress.com

    ResponderExcluir