21 de março de 2015

[Resenha] Filme Noturno, Marisha Pessl

Sinopse: Com uma narrativa ágil, pontuada por recortes de jornal, páginas da internet, relatórios policiais e bilhetes manuscritos, Filme Noturno é um thriller que mantém o leitor preso até a última página.
Em uma noite fria de outono, Ashley Cordova é encontrada morta em um armazém abandonado em Manhattan. Embora a polícia suspeite de suicídio, o jornalista Scott McGrath acredita que exista algo mais por trás dessa história. Seu interesse pelo caso não é gratuito: Ashley é filha do famoso e recluso diretor de filmes de terror Stanislas Cordova, um homem que não é visto em público há mais de trinta anos e que, no passado, teve um papel trágico na vida de McGrath.
Impulsionado por vingança, curiosidade e necessidade de descobrir a verdade, o jornalista é atraído para o horripilante e hipnótico mundo de Stanislas. Da última vez que chegou perto do cineasta, McGrath perdeu o casamento e a carreira. Dessa vez, pode acabar perdendo muito mais.

Filme Noturno
Marisha Pessl (tradução: Alexandre Martins)
Editora Intrinseca
624 Páginas



Filme Noturno é um livro bem interessante de ler, as 624 páginas passam numa velocidade assustadora, de tão envolvente que a leitura se torna, a cada página um novo mistério e a vontade de decifrar o que realmente acontecia em The Peak se torna cada vez maior.

Stanilas Cordova é um misterioso diretor de filmes de suspense que vive recluso na sua grande mansão, chamada The Peak. Há anos ele se fechou totalmente da sociedade, recusando a dar entrevistas, aparecer em público ou soltar qualquer nota sobre sua vida. Ele teve dois filhos, Theo e Ashley e numa noite o corpo de Ashley é encontrado em um prédio abandonado. Ela se suicidou. Mas será que foi realmente isso que aconteceu?

A história é narrada pelo jornalista Scott McGrath, no passado ele resolveu seguir um telefonema anônimo que denunciava Cordova de "fazer alguma coisa com crianças" e teve sua vida e carreira totalmente destruída. Ninguém é páreo para Cordova, ele é inatingível. 

Depois de um encontro nada convencional com uma moça suspeita que o seguiu durante sua corrida pela madrugada, ao ver a foto da jovem Ashley morta, não lhe restam dúvidas... a moça que o seguiu é a própria Ashley Cordova, usava a mesma roupa que foi encontrada morta, com exceção de um casaco vermelho. Seguindo pistas que apenas um jornalista investigativo é capaz de conseguir, Scott começa a seguir os últimos passos de Ashley para descobrir o que causou a sua morte, e o que acontecia em sua vida tão privada que fazia com que os Cordova fossem tão misteriosos.

Com a ajuda de Hopper, um jovem que conhece Ashley do passado onde passaram uma temporada em um acampamento para jovens problemas, e Nora, a atendente de um restaurante onde Ashley foi vista pela última vez, eles acabam descobrindo o que Ashley fez nesses últimos anos da sua vida, desde uma internação em uma clínica para transtornos mentais até a sua fuga, semanas antes de ter sido encontrada morta.

Invadindo sites da deep web especializados em Cordova e entrevistando os antigos vizinhos de Cordova eles cabam descobrindo que a fama dos Cordovas vai além da perspectiva natural e que isso é apenas uma defesa para todos os problemas que eles realmente enfrentam na sua família.

Mais uma vez sou surpreendida pela qualidade e diagramação de um livro que leio, a Intrinseca caprichou em todos os detalhes deste livro. No meio das páginas há prints das telas dos sites que noticiaram a morte de Ashley e recortes de jornais e revistas com matérias que citam a familia Cordova. A capa é um detalhe a parte, a escrita em holografia dá um charme a mais e a foto da moça de casaco vermelho condiz muito com o enredo do livro.

Outra coisa que me deixou bem encucada e totalmente curiosa fui descobrir quem são os modelos usados nas fotos, especialmente o Stanilas Cordova jovem e a jovem Ashley, eles são extremamente lindos e condizem demais com as características dos personagens. 

O mistério dos Cordova atiça a curiosidade dos leitores e faz com que a leitura se torne fluída e rápida, apesar de ser um livro grande. Com muito suspense, é um thriller excepcional e essencial para quem gosta desse tipo de leitura.


Esta resenha faz parte do desafio literário Skoob 2015
Março - Um livro escrito por Mulher

Acompanhe também pelas redes sociais:
SkoobFacebookTwitterInstagram

2 comentários:

  1. Nossa, que livro top!! Adorei as imagens também!!

    Parabéns pelo post! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu vi esse livro nos canais gringos e fiquei com vontade de ler, estava com medo que as editoras brasileiras não tivessem o mesmo cuidado, porque pelo que entendi todas essas intervenções são bem importantes para história. Muito legal mesmo... fiquei com mais vontade de conhecer.

    Dani Moraes
    www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir