29 de janeiro de 2015

[Resenha] Os Goonies, Steven Spielberg

Sinopse: É verão na pequena cidade costeira de Astoria e os Goonies estão preocupados. Poderosos corretores de imóveis ameaçam ocupar o bairro de Docas Goon para transformá-lo num grande loteamento.

É quando Mikey encontra um velho mapa de piratas e os garotos saem à procura do tesouro que poderá salvar suas casas.

Só que não esperavam encontrar esqueletos armados de espada, uma passagem subterrânea cheia de armailhas e uma perigosa quadrilha de falsários, ansiosos por eliminar os Goonies.

Mas o grupo fez um juramento de continuar unido, houvesse o que houvesse... E foi a sorte deles, porque ia começar o periodo mais incrível de suas vidas...
FAÇA O JURAMENTO. JUNTEM-SE À AVENTURA.

Os Goonies
Steven Spielberg
Editora DarkSide
240 Páginas




Mikey, Bocão, Gordo e Dado são amigos que moram no bairro de Docas Goon, de uma cidade litôrania de Oregon. O bairro está para ser demolido para ser feita a contrução de um campo de golfe do Country Clube da região e os meninos terão que se mudar para cidades diferentes caso os pais não possam comprar os terrenos de suas residências.

O pai de Mikey trabalha em um museu e o porão da sua casa está cheio de velhos artefatos que não tem aonde serem colocados e ao fazer uma incurssão pelo porão, os Goonies (que são como os garotos se identificam) acabam descobrindo um mapa de Willy Caolho, um famoso pirata que é lenda na região por ter escondido um grande tesouro na costa da cidade. Mikey convence os amigos a seguir o mapa, pois se tratará da última aventura dos Goonies juntos, já que no dia seguinte será executada a ordem de despejo e todos terão que se mudar.

Seguindo o mapa eles acabam chegando ao farol da praia e a um restaurante abandonado, lá eles encontram Mama, Francis e Jake, eles estão envolvidos em uma fuga da penitenciária e são procurados pela polícia do estado, junto com os três também está o filho mais novo de Mama que se auto denomina Sloth, um garoto que nasceu com algumas deformidades mas tem um belo coração. Para poder continuar com a busca pelo tesouro e despistar Mama, os garotos entram pelo subsolo do restaurante e acabam chegando em uma série de túneis subterrânios cheios de surpresas.

Brand, o irmão mais velho de Mikey, se junta aos Goonies junto com Stef e Andy, e Gordo consegue fugir do restaurante para tentar avisar a policia o paradeiro dos Fratellis, mas como ele é o Gordo não dá muito certo... Ele acaba voltando para o restaurante abandonado e entra pelos túneis junto com Sloth, o filho mais novo de Mama.

No subsolo os Goonies tem que passar por várias situações um tanto quanto inusitadas como um lago cheio de sanguessugas, esqueletos de piratas e mineiros que se perderam na busca do tesouro, quedas d'agua e até um grande lago que parece não ter fim. E no fim de toda essa aventura os Goonies acham o que estavam procurando e ainda vão vivenciar muitas histórias juntos.

O livro foi escrito a partir de uma adaptação do roteiro do filme e no decorrer da leitura você se sente um dos Goonies, a narrativa de Mikey te arrasta para dentro da história e seus pensamentos. As gírias dos anos 80 são frequentes no livro o que dá um ar mais cômico a narrativa, sem contar as palhaçadas individuais de cada Goonie, cada um dos meninos tem o seu próprio jeito de dar história a aventura que presenciaram, Bocão com as piadas, Gordo com suas histórias mirabolantes, Dado com suas invenções que quase nunca funcionam corretamente e Mikey como o lado racional do grupo. O filme é um clássico e o livro não fica atras.


Acompanhe também pelas redes sociais:

  SkoobFacebookTwitterInstagram

0 Comments:

Postar um comentário