1 de dezembro de 2014

[Resenha] O Projeto Rosie, Graeme Simsion


Don Tillman é professor de genética e leva a vida num timing totalmente cronometrado. Tudo é previamente organizado e planejado em sua vida. E ele é bem feliz assim... ou acha que é. Ele chegou a conclusão que agora precisa de uma esposa. 
E para um cara todo organizado qual é o método mais eficaz de conseguir possíveis canditadas ao cargo de esposa? Um questionário. É aí que se inicia o Projeto Esposa. 


E então Rosie entra no meio da caminho, um furacão ruivo que vai de contra todas as especificações do Projeto Esposa. Vegetariana (mas come frutos do mar provenienetes de criação sustentável), fumante e sempre atrasada. Mas de alguma forma há entre os dois uma corda unindo-os, deixando cada dia mais forte a afinidade entre os dois, afinal como diz o ditado.. os opostos se atraem.

Sinopse: Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com o cronograma – alguns minutos reservados para a prática do aikido e do caratê antes de dormir; uma hora para limpar o banheiro; três dias da semana reservados para suas idas à feira – e se, apesar dessa programação, algum desagradável contratempo surgir em sua rotina, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica. Exceto as mulheres. Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seleto grupo de amigos de Don, formado por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e esposa muito compreensiva.Para solucionar esse problema do modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a filtrar candidatas inadequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais de cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, duas coisas que começaram a diminuir exponencialmente no cotidiano de Don desde que ele conheceu Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrá-lo que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

Rosie não se qualifica no Projeto Esposa, mas no primeiro encontro dos dois ela revela a vontade de saber quem é seu pai biológico e nisso Don pode ajudá-la. O Projeto Esposa fica em pausa e inicia-se o Projeto Pai. 

A medida que passam mais tempo juntos, Don vai deixando a monotomia de sua vida de lado, passando a agir mais pela impulsividade, é o efeito Rosie sobre ele.

O livro é tão gostoso de ler que quando você percebe já está na metade, Don é muito engraçado e as suas tiradas inteligentes são um charme a parte do personagem.
Afinal, o que dizer sobre o livro que está entre as 6 leituras obrigatórias de 2014 pelo Bill Gates? Eu simplesmente amei esse livro e já é um dos meus favoritos.
Dei pulinhos de alegria ao saber que uma adaptação cinematográfica vai ser feita e não posso nem esperar para ver o Don no cinema.



O Projeto Rosie
Graeme Simsion
Editora Record
320 Páginas
Preço: de R$ 19,90 até R$ 29,90


Acompanhe também pelas redes sociais:
  SkoobFacebookTwitterInstagram

0 Comments:

Postar um comentário