5 de novembro de 2014

[Resenha] A Lista Negra, Jennifer Brown


Eu pensei muito tempo antes de fazer essa resenha. Li A Lista Negra faz um tempo mas precisei de um tempo pra digerir e colocar as ideias em ordem antes de dizer alguma coisa sobre o livro. É forte, atual, intenso e muito mais comum do que imaginamos.
Logo depois de terminar a leitura vi na internet uma notícia de um tiroteio em uma escola nos EUA, um garoto atirou contra seus primos e uma garota e depois se matou. O livro aborda esse tema que no nosso país não é muito comum, mas não raramente vemos notícias assim na internet.



Val tem 17 anos e namora Nick. Os dois são frequentemente vítimas do bullying na escola em que estudam por não seguirem um "padrão" explicito pela sociedade. Juntos eles criam uma lista e enumeram as pessoas que queriam que morressem, não no sentido literal, na realidade Val queria que essas pessoas não existissem no mundo dela. 

Depois que Nick começa a sair com um novo cara estranho, Jeremy, Val começa a notar que ele fica um tanto quanto ausente e se incomoda muito mais com os ataques, dizendo coisas mais sérias, mas que para ela não passam de brincadeira. E o pior acontece.
Numa manhã de Abril, Nick chega armado na escola e abre fogo contra todos os que estavam na Lista, um por um. Val ao perceber tenta correr em encontro ao namorado para impedir que mais gente fique ferida e se põe na frente de uma garota, Jessica, que era quem mais causava sofrimento a Val pelas suas piadas. Ela acaba se ferindo na perna, mas salva Jessica da morte. Logo depois Nick se suicida dando fim ao tiroteio.

Ao voltar a escola Val tem um novo desafio, provar a todos que não teve culpa e não sabia que Nick planejava matar todos aquele alunos e tentar dar um novo rumo a sua vida, enfrentando os problemas em casa e a separação dos pais.



Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

Esse seria um ótimo livro para as escolas inserirem nas leituras obrigatórias, seria bom que os jovens tivesse essa visão de como pode ser cruel fazer brincadeiras maldosas com os colegas e como esse tipo de brincadeira pode causar um impacto negativo na vida de quem sofre. Também foi um livro dificil de encontrar, provavelmente ele só é vendido pela internet, comprei o meu de uma garota do Skoob, veio novinho já que ela só leu uma vez e ganhou o exemplar de uma parceria com a editora. As folhas são grossas e as letras não são tão pequenas, o que faz a leitura ser bem suave.


A Lista Negra
Jennifer Brown
Editora Gutenberg
272 páginas
Preço: R$ 20,32 até: R$ 37,90


9 comentários:

  1. Olha, é um tema que não me chama muito a atenção, mas como você disse, vou dar uma chance pois, é uma leitura obrigatória. Adorei a sua resenha e indicação.
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ana, obrigada pelo seu comentário. Realmente é um tema que devia ser mais explorado. É uma leitura facil e de linguagem jovem, espero que você goste.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Sheylla, tudo bem?
    As opiniões positivas sobre esse livro são unânimes, eu só não li ainda justamente pelo conteúdo denso que ele traz, principalmente tratando de um assunto que vemos na realidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, tudo otimo e obrigada pelo seu comentário.
      Realmente, de todas as resenhas que li, as opiniões eram sempre positivas sobre ele. É um tema tenso mesmo, mas muito real no nosso cotidiano, acho que quanto mais divulgação possivel maiores seriam as chances de serem evitados.

      Um beijo e volte sempre ;)

      Excluir
  3. Parece ser bem interessante e que pelo o que você disse, nos faz ficar pensando na historia depois.
    Não é o meu tipo de livro, pois eu gosto mais de ficção e distopias, mas de vez em quando eu resolvo mudar um pouco a leitura e acabo lendo alguns diferentes, rsrs

    http://dreams-in-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante de distopias Ana, dei uma variada no gênero e esse livro foi a descoberta do ano. É sempre bom dar uma variada rs

      Loucura LiteráriaFacebook

      Excluir
  4. Já ouvi muito falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo!
    Gostei muito da tua resenha e também acho que livros que abordem esses temas deveriam ser incluídos nas escolas.

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh a lista negra é Perfeito!!!! *.* Amei a resenha Sheylla :). Lindo o seu blog. Muito sucesso!!!

    http://aroma-de-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir