1 de outubro de 2014

[Resenha] Quebrando a primeira regra. – O Clube da Luta


Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição.O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente. O livro foi filmado em 1999, Por David Fincher (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, A Rede Social), que possui duas nomeações ao Oscar, que conseguiu adaptar toda atmosfera do livro, o mundo caótico do personagem e o humor negro de Palahniuk em uma trama recebida com inúmeros elogios pela crítica e pelo público que conta com os atores Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter.
Clube da Luta
Chuck Palahniuk

Editora Leya
272 páginas
Preço: de R$ 16,90 até R$ 39,90




Há alguns anos eu comprei o DVD do filme, Clube da Luta pensando que seria mais um filme sobre lutas. Que belo engano, o filme é um dos meus favoritos.
Em Agosto fui à Bienal do Livro e lá encontrei o livro por um preço bem chamativo e mais uma vez não me decepcionei. O livro não é tão grande e a leitura é muito gostosa. Chuck Palahniuk escreve de um jeito único, com frases curtas e expressando, às vezes bem detalhadamente, como o narrador se sente sobre alguns personagens e fatos que ocorrem durante a trama.

Você realmente se deixa levar pelos sentimentos do narrador, os dias sem dormir, o desagrado com a vida e o apreço pelos seus bens materiais. Você odeia a Marla, aquela falsa, mentirosa que não está morrendo, mas mesmo assim frequenta os grupos de apoios das mais variadas doenças inimagináveis, assim como o nosso querido narrador

Clube da Luta é uma critica ao modo de vida, ao consumismo e o conformismo que a sociedade vive. A população trabalha em empregos que odeiam para comprar coisas que não precisam. O importante é ter dinheiro, ser bem sucedido, mesmo que isso te faça uma pessoa vazia. E é exatamente essa situação que o narrador vive. Morando sozinho num belo apartamento cheio de móveis e utensílios que provavelmente ele nunca vai usar, pois trabalha em uma agencia de recall e mais viaja do que fica em casa. E na volta de uma dessas viagens seu belo apartamento explode devido a um vazamento de gás, e Tyler Durden aparece.

Tyler vive a sua vida, trabalha num restaurante chique, num cinema antigo e tem seu próprio empreendimento, fabricar sabões para vender para os ricaços. Ele mora numa casa abandonada na Paper Street e depois de perder tudo o que tinha, o narrador vai dividir a casa com Tyler. Só que Tyler se envolve com Marla, e forma-se aquela ciranda: narrador ama Tyler, Marla ama Tyler e Tyler ama a si mesmo.

Depois de muitos socos na cara, atos de vandalismo e afrontas a sociedade o narrador vai perceber que Tyler não é quem ele pensa que é, e para esse problema ele só tem uma solução: Morrer.

"Esta é a sua vida e ela está acabando, um minuto por vez."


0 Comments:

Postar um comentário